Guerra de números: quem foi a "rainha dos premium" em 2016?
Qual foi o maior construtor "premium" em 2016? Este título apetecível, sempre esgrimido quase à unidade entre as marcas alemãs, foi este ano alvo de uma curiosa polémica entre Mercedes e BMW, com anúncios contraditórios… no próprio dia!
Poucas horas depois, contudo, um comunicado da BMW reivindicava igualmente a liderança do segmento "premium", com um total de 2.367.603 unidades vendidas! "O Grupo BMW atingiu o sexto recorde de vendas consecutivo e mantém-se como o maior construtor ‘premium’ do Mundo", lia-se no comunicado. Aquele número é composto por 2.003.359 BMW, mais as vendas da Mini e da Rolls-Royce.
Nesta guerra de números em que se misturam conceitos de marca e grupo, conforme vai dando jeito, num exercício de "copo meio cheio e meio vazio", há três conclusões inequívocas: pela primeira vez, Mercedes e BMW ultrapassaram os dois milhões de unidades vendidas num ano, enquanto marcas; o Grupo BMW vendeu mais que o conjunto das marcas automóveis da Daimler; mas, com mais 80 mil unidades, a Mercedes foi a marca "premium" mais vendida em 2016.
Refira-se ainda que a Audi voltou a crescer, aumentando as suas vendas em 3,8% face a 2015 – sétimo ano consecutivo a subir! –, mas ainda tem de se conformar com o terceiro posto entre as marcas alemãs, com 1.871.350 unidades vendidas.